As agências de publicidade ou propaganda são empresas responsáveis pela criação, planejamento, produção e veiculação de campanhas publicitárias. No Brasil, estima-se que haja mais de 18.000 publicitários em atividade, nas mais diversas agências do país.

Uma agência gerencia todos os processos relacionados à propaganda. A agência é responsável por assessorar o anunciante em suas necessidades de propaganda, executando trabalhos para a sua realização, coordenando o trabalho dos fornecedores e produtoras, e intermediando as relações entre o cliente e o veículo de comunicação.

Uma agência de publicidade pode ser de grande porte ou de pequeno porte e ainda assim atender a demanda do mercado.

Departamentos da Agência

Atendimento – é a parte responsável pela ligação entre cliente (anunciante) e agência. É responsável por trazer todas as informações (briefing) do cliente. Uma vez desenvolvido um trabalho (que pode ser uma campanha ou um anúncio isolado), é o atendimento quem mostra ao cliente (normalmente acompanhado do responsável pela criação).

Planejamento – trabalha com os planos de marketing, comunicação, utilização da verba, entre outros.

Criação – responsável pela elaboração das idéias que serão utilizadas nas campanhas (anúncios impressos, filmes para televisão, etc.). Engloba também a produção, que materializa, ou seja, dá vida aos anúncios.

Mídia – área onde se estuda e indica os melhores meios, veículos, volumes, formatos e posições para veicular as mensagens publicitárias.

Destaque

A agência Africa destaca-se entre as demais agências de São Paulo (e Brasil) por trabalhar juntamente com o marketing (entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício – resultado).

Pode-se dizer que Nizan Guanaes foi bastante acertivo ao identificar o momento exato de sair da agência e fazer campanha política e, novamente, acertou o momento de deixar a política e voltar a trabalhar com agência, inovando com uma agência estratégica e que têm excelentes clientes.