O Memorial se localiza na região da Barra Funda, próximo ao metrô. Foi projetado por um dos arquitetos mais famosos do Brasil, Oscar Niemeyer.

 

O Memorial da America Latina, além de ser um ótimo lugar para passeios e distração, possui infinidades de eventos culturais, uma programação imensa de exposições e mostras culturais.

Ele abrange o tema “America Latina”, fato que logo é percebido por aqueles que entram pelo portão 01, visualizando a Mão, escultura de Oscar Niemeyer, que simboliza o continente colonizado brutalmente e até hoje em luta por sua identidade e autonomia cultural, política e sócio-econômica.

É um espaço muito grande, com capacidade para milhares de pessoas, o que promove os eventos de massa e de grande amplitude.

Na opinião do grupo, o Brasil precisa deste tipo de incentivo à cultura (aquela cultura diferente da “televisão” e das páginas de revistas, que promovem o consumismo e quase nada além disso) e o memorial é um local que proporciona um conhecimento social, cultural e artístico do mundo em que vivemos.

O Memorial da America Latina possui bliblioteca, salas, um espaço muito grande unindo todos os prédios e uma passarela que atravessa de um pavilhão à outro.

No mundo de hoje, precisamos de muito mais espaços como este, pois além de transmitir cultura a quem queira ver, não ficamos trancados em casa assistindo televisão enquanto o mundo lá fora acontece sem nós.