O Mareorama foi uma atração de entretenimento na Exposição Paris 1900. Ela foi criada por Hugo d’Alesi, um pintor de cartazes publicitários, e foi uma combinação de movimento panorâmico pinturas e um grande movimento plataforma. É considerado como um dos últimos grandes desenvolvimentos na tecnologia de panoramas, pouco antes do meio se tornou obsoleto.
A atração foi localizado dentro de um edifício na seção de jogos, sobre o Champ de Mars. Apresentou espectadores com um simulado viagem marítima de Marselha para Yokohama, passando por Argel, Nápoles, Istambul, o canal de Suez, Sri Lanka, e de Singapura. Consistia de um 70 m (230 pés) de comprimento réplica de um navio a vapor e panoramas 2 (um para a porta lateral, um para a estibordo), em grandes rolos. Ela poderia acomodar até 700 passageiros de uma só vez.
Os dois quadros foram contínuo imagens do mar e das praias da viagem. Eles estavam cada 750 m (2460 pés) de comprimento e 13 m (42,5 pés) de altura. Para criá-los, d’Alesi delineadas os destaques de um ano-ele teve longa viagem entre Marselha e Yokohama. Ele então dirigido um time de grandes pintores decorativos e de cena por oito meses, para transferir os esboços para o 20000 m² (215000 metros quadrados) de lona. Montado em grandes cilindros apoiados por carros alegóricos, e impulsionado por motores hidráulicos, as duas telas desenrolado passado os espectadores ao longo do percurso simulado. O bordo superior de cada tela era viciado em carrinhos para uma pequena ferroviário e reforçou com uma banda de aço fino para evitar a flacidez. Os cilindros foram ocultados por si cortinas e adereços.
Os espectadores se situaram em uma plataforma que representava o convés de um navio a vapor, completo com o tabagismo e acompanhamentos vapor assobios. A fim de dar a ela um rolamento e lançando resolução, que foi montado em um 5 m (16 pés) em um quadrado de ferro frame gimbal. Uma combinação de cilindros hidráulicos, correntes, motores elétricos e permitiu a plataforma para o arremesso de até 50 centímetros (20 polegadas) de horizontal, e para rolar a até 20 cm (8 polegadas).
Para adicionar à ilusão de uma viagem por mar, os fãs criaram um oceano brisa, que whistled no aparelhamento. Iluminação efeitos criados dia-e-noite tempo, bem como flashes de raios. Houve também sons do navio parafuso e do vapor sirene. Algas e alcatrão desde um olfactiva elemento da simulação. Por último, toda a experiência foi complementada por atores retratam convés mãos, apressando cerca “, ostensivamente para ajudar a quem podem sofrer de mal de mer”.
Juliane Viana Mirlene Garcia Rubens Prado