Muitos jovens brasilienses querem ter um negócio próprio. O fato é que empreender no Brasil é um desafio pra lá de interessante.

O SEBRAE, a universidade, professores, empresários, aconselham que o empreendedor deve antes de tudo buscar informações sobre o ramo que pretende investir. Aliás, essa é uma das premissas de um investidor.

Se você é daqueles que não tem a mínima pretensão de terminar a faculdade e ir trabalhar para os “outros”, confira algumas dicas para abertura de uma agência de publicidade, estúdio ou similares.

O mercado publicitário brasileiro faturou em 2007, 26 bilhões. O crescimento em relação ao ano anterior foi de 9%. Segundo as estimativas do governo, o crescimento de uma empresa prestadora de serviços pode variar de 5% a 15%.

A publicidade é crucial para o fomento do atual sistema econômico. Aliás, o Brasil é o quinto mercado publicitário no mundo, segundo a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP). O Estado de São Paulo é o que concentra o maior volume, com R$ 8 bilhões em investimentos publicitários. Outras regiões como, por exemplo, o Centro-Oeste ainda é um filão a ser explorado.

Teoricamente qualquer um pode ter uma agência. É só registrar a empresa seguindo as obrigações burocráticas. A contratação de um contador é inevitável, pois, é ele que irá legalizar a empresa em órgãos como a junta comercial, prefeitura, receita federal etc.

O ideal para iniciação básica de suas atividades vai necessitar de uma estrutura simples contendo: gerência administrativa, atendimento e prospecção, mídia, criação e, principalmente, pessoas antenadas com o mundo e com boa formação humana.

Os equipamentos devem ser definidos pela sua funcionalidade. Apresentação visual é um apelo que pode gerar negócios.

A principal matéria-prima na área publicitária é a criatividade e as idéias inovadoras que são transformadas e concretizadas dando origem as peças das campanhas publicitárias e suas estratégias.

Será necessário criar peças publicitárias – portfólio, folder institucional, cartão de visita, site e papelaria completa para apresentação dos produtos/serviços.

A automação da agência de publicidade de pequeno porte pode ser feita por um software gratuito de gestão de tarefas e contatos.

A divulgação de uma agência de publicidade pode ser feita diretamente com o cliente alvo que está sendo prospectado. Manter uma rede de contatos e avisá-los de que sua agência existe, é fundamental para captação dos primeiros (e talvez eternos) trabalhos.

O canal principal de distribuição é a própria agência e seu departamento comercial representado pelo profissional de atendimento. Parcerias com fornecedores e bom acesso às empresas são essenciais para o bom funcionamento do negócio.

Segundo o SEBRAE, para uma agência publicitária de pequeno porte, o empreendedor terá que dispor aproximadamente de R$ 70.000,00 (incluso neste valor: escritório com boa estrutura, carro popular e capital de giro).

Mas, nada impede que você comece a trabalhar no seu próprio quarto. Se resolver mandar o patrão embora e começar freelando, é importante fazer a escolha certa. Boas práticas de preço e atendimento farão toda diferença no futuro. Busque informações no Clube de Criação, ABAP, SEBRAE e aproveite para ir construindo seu plano de negócios. O SPPLAN é um excelente aplicativo/software que facilita o trabalho.

Os custos básicos para uma agência são como os de qualquer outra empresa. Aluguel, água, luz, salários, impostos, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria-prima e insumos consumidos no processo de produção são inevitáveis.

A presença do proprietário em tempo integral, principalmente na fase embrionária do negócio, é fundamental para o sucesso do empreendimento. O empreendedor deve estar sintonizado com a evolução do setor, pois esse é um negócio que requer inovação e adaptações constantes.

Agência de Publicidade – apresentação do negócio

Rogério Costa
Aluno do curso de Publicidade da Faculdade Cantareira, passou a fazer parte da equipe devido seu alto desempenho e perfil que é uma síntese de produtividade, participação e busca constante pelo crescimento profissional. Atua na Agência Acadêmica administrando e produzindo produtos gráficos para o curso e outros setores da instituição. Possui conhecimentos nas áreas de Web, tratamento de imagem, ilustração digital e editoração eletrônica. É um dos responsáveis pelo projeto do portal do curso. www.costalencar.com.br