Um estúdio de ilustração e design gráfico que acredita no lado positivo das coisas. Assim definem-se os jovens criativos de Brasília que iniciaram os trabalhos ainda na faculdade e hoje, são destaques no cenário brasiliense e também fora do país.

No mercado desde 2006, o Estúdio Mopa pode ser definido em uma única palavra: experimentalismo.

Durante a conferência Pixel Show de 2008, eles deram uma resposta estupenda para “Qual software vocês utilizam?”. Aliás, essa pergunta já era piada garantida em todas as palestras. Os mopianos não titubearam e mandou de volta um mega torpedo que, sem dúvidas, justifica todo o experimentalismo do grupo. “Papel, tesoura, cola, lápis, borracha, caneta, enfim, tudo”.

Além de experimentar, eles defendem a importância das parcerias e relações. Algo muito diferente da rivalidade. “Nós trocamos idéias com outros estúdios e tal. Afinal, designer é honesto. Publicitário é mala.”, disse um dos cinco criativos.

Calma! Eu explico. Publicitário é “mala” no sentido de um pobre mortal querer ser melhor que o outro, de ostentar status e glamour. Coisa que designer não carrega.

Buscar referências o tempo todo, saber posicionar-se com o cliente e adotar processos de trabalho são dicas mopianas que podem ser praticadas o tempo todo.

No estúdio não existe diretor de arte, assistente ou coisa parecida. Gerência de trabalho foi à estratégia preferida por eles. “Cada job (trabalho) requer uma flexibilidade, uma linha de trabalho. Quem tiver o feeling mais apurado para o trabalho “x”, assume a gerência do projeto.”, explicavam durante a conferência Pixel Show.

A modernidade atrai os mais variados tipos de clientes. MTV, Fiat, Computer Arts, agências de publicidade entre outros, são clientes que acreditaram no lado humano das coisas e receberam soluções criativas de deixar qualquer um impressionado.

É realmente isso, uma miscelânea criada a oito mãos (as outras duas alimentam planilhas do Excel) que impressiona pela modernidade e sinceridade.

Rogério A.  Costa
Aluno do curso de Publicidade da Faculdade Cantareira, passou a fazer parte da equipe devido seu alto desempenho e perfil que é uma síntese de produtividade, participação e busca constante pelo crescimento profissional. Atua na Agência Acadêmica administrando e produzindo produtos gráficos para o curso e outros setores da instituição. Possui conhecimentos nas áreas de Web, tratamento de imagem, ilustração digital e editoração eletrônica. É um dos responsáveis pelo projeto do portal do curso. www.costalencar.com.br