por Evelyn Oliveira

Se você é estudante de publicidade e propaganda, marketing e até administração (até vocês!), sabem que um semestre ou outro terão que lançar um novo produto.  Criar um nome, segmento, embalagem, estratégias de marketing, comunicação visual e um monte de coisas que enlouquece só de falar.

Comigo não poderia ser diferente. No começo do segundo semestre deste ano venho trabalhando nesse projeto interdisciplinar. Estou chegando na reta final. Ao longo dessas semanas aprendir algumas coisas que gostaria de compartilhar e, quem sabe, ajudar alguém. Mas não pensem que irei falar aqui sobre como criar um novo produto, pelo contrário, irei compartilhar o que aprendir trabalhando em grupo. Até porque, o mais difícil não é criar um novo produto, mas conviver harmoniosamente com pessoas tão diferentes.

equipe

Primeira dica: Um projeto, seja acadêmico, profissional ou pessoal, precisa de um bom planejamento. É importante que os integrantes do grupo discutem e coloquem no papel suas ideias. O melhor é que façam isso sempre. Muitos são aqueles que planejam uma coisa só naquele dia, naquela hora, naquele mês e depois ninguém comenta nada, não discute novas ideias e, o pior, são desinteressados quanto ao andamento do projeto . Veja bem, não é que você tenha que mudar o seu projeto sempre que alguém aparecer com uma ideia nova, mas manter um diálogo, até porque imprevistos sempre acontecem.  E caso isso ocorra, você estará mais preparado tendo o devido conhecimento sobre o que se passa no seu projeto.

Segunda dica: Cada pessoa tem uma opinião diferente, um jeito e uma reação de lidar com cada acontencimento, saber ouvir os demais integrantes do grupo é muito importante para a harmonia e também para o andamento do projeto. Não deixe nada subentendido. Quando se trata de trabalho em grupo,  cada etapa tem que ser realizada claramente. Como ninguém é igual a você, certamente,  suas ideias serão diferentes e,  por isso, sempre deixe claro suas intenções.

Terceira dica: Dedique-se. Qualquer coisa que se faça, requer tempo. Sabemos o quanto é difícil trabalhar e estudar, mas tente lembrar que você não é o único. Seus colegas também sentem cansaço, stress, desânimo. Não veja as coisas só pelo seu ponto de vista. Eis ai, a necessidade de dividir as tarefas para não sobrecarregar ninguém.

O curso de publicidade tem como característica o trabalho em equipe. Dificilmente você verá  um trabalho feito por uma única pessoa. Ninguém cria nada sozinho, ninguém faz nada sozinho. É essa consciência e experiência que fizeram com que eu aprendesse, não só essas três dicas, mas muitas outras. Posso adiantar que foi uma experiência muito enriquecedora. Sempre trabalhei em grupo, porém nesse trabalho pude análisar cada etapa, integrante, situações  e tirar lições disso. Afinal, ainda tenho mais dois anos de faculdade e muitos outros trabalhos estão por vir.  :D